Onde se Perdeu?

undefined

O mundo está violento, talvez por conta disto os Valores estão se perdendo. O medo parece tomar conta das pessoas, especialmente as mulheres, que são vítimas de estupros e violências domésticas, logo, quando recebem algum elogio, alguma Gentileza, já ficam com uma “pulga atrás da orelha” pensando que pode se tratar de um tipo de Assédio.

Ora, compreendo a preocupação, mas Generalizar a ponto de matar os Valores, as Virtudes, por completo, já começa a se configurar numa espécie de Paranoia. As pessoas são más sim, concordo, e será que é mesmo todo o mundo? Creio que não. Todavia, existem ainda pessoas boas no planeta, basta que saibamos identifica-las.

Vivemos numa Secura de sentimentos, sem graça, sem sal, por medo, por receio do mal que os outros possam fazer e do sofrimento que possam causar. Daí fica aquela coisa “robótica”, só na razão e fora do coração. Somos seres humanos e não podemos permitir que as Mazelas externas da vida destruam o nosso interior.

Não podemos destruir a Poesia que nos distingue dos seres irracionais, dos cibernéticos, do mundo cada vez mais tecnológico, e cada vez menos humano. Há que se resgatar os Belos Valores de nossos avós: o respeito, a cortesia, a boa e requintada educação. Hoje em dia a Educação é objeto de espanto: Nossa, que menino educado! Antigamente era tão comum, tão básico. Onde se perdeu?

Amo a Gentileza, mas corro o risco de ser preso acusado de Assédio, Galanteador, Don Roan, e sabe-se lá o que mais. Se Generoso, é um tolo. Se Grato, e daí? Não fez mais do que um favor, ou uma obrigação. Lamentável inversão de Valores. Por isso a Poesia é, para muita gente, um Refúgio contra a radicalidade mundial: seca, gelada, sem sentimentos. E não é para menos.

Alcebíades Júnior – 16/01/2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: